Águeda XX
Na sequência do trabalho de pesquisa sobre a actividade cultural de Águeda nos finais do sec. XIX e primeira na metade do sec. XX a Orquestra Típica de Águeda compilou um conjunto de melodias que incluíram os guiões de diversas revistas e operetas que subiram aos palcos dos teatros de Águeda e que marcaram definitivamente a cultura Aguedense e as suas gentes.
O projecto Águeda XX visa a concepção de espectáculos que retratem os mais emblemáticos ícones Aguedenses como o rio, as lavadeiras, as noras ou o Botaréu.
Desde “A noiva de João” de Adolfo Portela estreada em 1893 com melodias que ficaram entranhadas na cultura Aguedense como “As lavadeiras” ou a “Senhora do Livramento”, opereta que viria em ser reposta pelo Orfeão de Águeda em 1945 e pela Orquestra Típica de Águeda em parceria com a Com.Cenas em 2006, passando por “A última palavra do astrólogo Mendes” de Fernão Corte Real estreada em 1917 de onde sobressai a “Canção da serrana”, pela revista “Do Barril à Venda-Nova” de José Pedro Soares de Melo e Serafim Soares da Graça apresentada em 1934 recreando canções como “Pasteis folhados”, “Escola Central de Sargentos” ou as “Tendeiras de Águeda” e ainda pela revista “Águas do Botaréu” de Francisco Lima e com música de José Soares da Costa que foi sucesso de bilheteira em mais de uma dezena de apresentações consecutivas em Águeda, corria o ano de 1946 integrando melodias que perpetuaram até aos nossos dias como o fado “Minha guitarra”, o tango “Souto do rio”, a valsa “Águas do Botaréu” ou o “Coro das tricanas”.
Tendo como bandeira hino do Concelho de Águeda composto por Querubim António de Assis e com letra de Adolfo Portela, o projecto Águeda XX apresenta-se como um verdadeiro embaixador de Águeda, das suas tradições e das suas gentes.
A noiva de João – O Musical
Em 12 de Maio de 2006 A Orquestra Típica de Águeda e a Com.Cenas levaram à cena, no Cineteatro São Pedro em Águeda, a reposição da opereta de Adolfo Portela “A noiva de João” com Encenação de Guilherme Guerra e Direcção Musical de Rogério Fernandes.
Águeda Vintage
Na sequência do trabalho de pesquisa sobre a actividade cultural de Águeda nos finais do sec. XIX e primeira na metade do sec. XX a Orquestra Típica de Águeda compilou um conjunto de melodias que incluíram os guiões de diversas revistas e operetas que subiram aos palcos dos teatros de Águeda e que marcaram definitivamente a cultura Aguedense e as suas gentes.
Sons do Botaréu
O largo do Botaréu, outrora local de encontro de agentes culturais e palco de grandes tertúlias e de inspiração para músicos, poetas e demais artistas; é hoje objecto de inspiração para a criação de um espectáculo que junta em palco três das mais prestigiadas colectividades culturais de Águeda em torno da obra de grande qualidade artística de autores Aguedenses na primeira metade do século XX.
José Soares da Costa – Tributo à cultura Aguedense
O largo do Botaréu, outrora local de encontro de agentes culturais e palco de grandes tertúlias e de inspiração para músicos, poetas e demais artistas; é hoje objecto de inspiração para a criação de um espectáculo que junta em palco três das mais prestigiadas colectividades culturais de Águeda em torno da obra de grande qualidade artística de autores Aguedenses na primeira metade do século XX.
A noiva de João – Opereta em 3 actos de Adolfo Portela
A família Pirré, uma pobre família de mercantis e pescadores, dependentes do rio e seus recursos, constituída por António, seu filho João e sua irmã Ti Joana, recebe em sua casa a visita de amigos de todos os dias, o Padre-cura, o Fortunato, o Manuel d’Avó, a Clarinha, a Maria Águeda (avó de Clarinha), Margarida e outras raparigas.
Noites de Águeda
A Orquestra Típica de Águeda, ao comemorar o seu 20º aniversário, entre outras organizações, apresenta à população aguedense um sarau evocativo, uma noite de Águeda, em homenagem a todos quantos, ao longo dos anos, amaram e cantaram a nossa Terra.