O imponente espectáculo inter-associativo que Águeda constrói, a cada ano, sobre as águas do seu rio, tem nova edição em 2010. Um musical exuberante, contemporâneo e visual, inspirado no repertório musical de todos os tempos dedicado ao imaginário ribeirinho: “Povo Que Lavas no Rio Águeda”. A 16 e 17 de Julho de 2010, na antiga piscina fluvial, terá lugar mais um evento para a história cultural de Águeda.


Com guião revisto e melhorado, “Povo Que Lavas no Rio Águeda” evidencia o carácter inspirador que o rio provoca na criação artística local, ao fazer revisitar ou mesmo estimular um repertório musical e poético dedicado ao Rio Águeda. Uma estética musical cruzada e actualizada, leve tendência pop para o infindável alfarrábio de canções ribeirinhas de todos os tempos. Neste espectáculo, o poema de Homem de Mello regressa à sua origem primeira: o Rio Águeda.
Esta nova grande manifestação artística acontece no seguimento das epopeias “Rio Povo” (2007 e 2008) e de um primeiro “Povo Que Lavas no Rio Águeda” (2009), marcas indeléveis de um tempo novo ao nível das grandes produções culturais em Águeda. Mais de vinte colectividades e grupos locais fazem a reafirmação inter-associativa do concelho, juntando mais de 400 artistas nos palcos aquáticos.
Transversal, contemporâneo e provocador, o espectáculo mergulha na inspiração das águas. Um colectivo portentoso de músicos, cantores, actores, dançarinos e muitos outros performers dão alma a esta produção artística, uma manifestação incomparável no contexto cultural da região.
O espectáculo vive ainda de uma exuberância visual que só Águeda tem conseguido resgatar do seu rio, na criatividade cénica que se apura a cada nova manifestação sobre as águas. Deslumbramento garantido para 1250 espectadores por noite, a lotação habitual.
No passado, o rio era cenário de labor e trocas culturais, hoje é a razão de ser do ousado espírito inter-associativo e das sinergias que unem os agentes culturais de Águeda. Depois de Rio Povo, “Povo Que Lavas no Rio Águeda” subverte e moderniza a tradição local. Pesca-se, naquelas margens, novo sentido para uma Cultura popular.
“Povo Que Lavas no Rio Águeda” é uma aposta da Câmara Municipal de Águeda e das associações do concelho na construção de uma marca cultural identitária que envolva, orgulhe e valorize toda a comunidade. Com a ousadia artística de projectos como este, acarinhando temáticas gratas às suas gentes, Águeda projecta-se também para fora. Através do rio.

Ficha técnica

Promotor: d’Orfeu AC
Participantes: Orquestra Típica de Águeda, Orfeão de Águeda, Grupo Típico O Cancioneiro de Águeda, Conservatório de Música de Águeda e d’Orfeu AC
Guião: Rogério Fernandes, Artur Fernandes, Bitocas Fernandes, Manuel Farias e Francisco Silva
Direcção Musical: Artur Fernandes
Direcção de Cena: Rogério Fernandes
Cenografia: Bitocas Fernandes

Apresentações

10 Julho 2009 Rio Águeda, Águeda
11 Julho 2009 Rio Águeda, Águeda
16 Julho 2010 Rio Águeda, Águeda
17 Julho 2010 Rio Águeda, Águeda
01 Outubro 2010 Espaço d’Orfeu, Águeda (versão musical)